mobile_seo.png

Mobile SEO 2018: guia prático

O mobile molda a forma como usamos a web e, em consequência, a forma como as marcas otimizam conteúdos. Neste artigo, abordamos o mobile SEO em jeito de guia de boa práticas com as principais recomendações para criar a melhor experiência mobile:

 

MOBILE SEO: É ASSIM TÃO IMPORTANTE?

Numa palavra, claro! O número de pesquisas em mobile está em alta. Já no ano passado, Nuno Pimenta - Industry Head Retail da Google Portugal - usava o 'mobile' como a palavra-chave das marcas. Escusado será dizer que o futuro se vive agora e é definitivamente mobile. É também por isso que a Google continua a reformular o algoritmo com enfoque neste tipo de pesquisa. Hoje, independentemente do meio utilizado, a Google mostra os resultados em função do index mobile first.

 

COMO OTIMIZAR UM WEBSITE PARA MOBILE?

Para começar, o website deve, pelo menos, funcionar em dispositivos móveis. Por isso, se os visitantes encontram uma mini versão do website em desktop, avistam-se problemas. Além da implementação técnica, é necessário otimizar para assegurar que os motores de pesquisa consideram o website adaptado ao mobile. Aqui ficam algumas dicas:

 

#1 Performance

A Google adora websites rápidos, tal como os clientes. Aqui há, no entanto, que salientar que o processo de otimização da performance é contínuo: o website nunca será rápido o suficiente, porque vão sempre haver mais configurações que podem ser melhoradas.

 

#2 User experience

Qualquer website deve oferecer uma user experience positiva. É prioritário remover elementos que possam ser identificados como um obstáculo em mobile, além de confirmar se os visitantes conseguem cumprir os seus objetivos sem entraves. Na verdade, há muito a trabalhar na otimização centrada no utilizador. Por isso, deixamos aqui algumas das práticas mais importantes: 1) escolher o tipo e tamanho da letra certos; 2) não obrigar o utilizador a arrastar ou fazer zoom para usar a interface; 3) usar botões à medida dos dedos; 4) trabalhar a formatação e usabilidade dos formulários; 5) testar, ajustar e voltar a testar!

 

#3 Local SEO

A própria Google descobriu que 76% dos utilizadores mobile que pesquisam algo na sua localização, visitam um negócio relacionado dentro de um dia - e 28% levam a uma venda. Por este motivo, é necessário saber como fazer SEO local. Algumas das formas que potenciam o ranking local em mobile: 1) conteúdo orientado ao local; 2) link building; 3) Google My Business; 4) informações de contacto.

 

#4 Conteúdo pronto para o ecrã

Neste tipo de ecrã, o texto parece não ter fim e, apesar de já nos ser inato, temos muitas vezes de fazer um scroll quase infinito. De facto, o texto em ecrãs mobile tem potencial para dar uma dor de cabeça a qualquer web designer. E é por isso que o copy - aliado ao design - é crucial. Recomendamos fundamentalmente 1) escrever para o ecrã mobile; 2) usar meta descrições e títulos apropriados; 3) usar keywords preparadas para a pesquisa por voz.

 

#5 Dados estruturados em mobile

Utilizar dados estruturamos auxilia a abrir uma linha de comunicação entre o website e os motores de busca. O facto de o motor reconhecer os diferentes elementos de um website resulta num snippet, que, por sua vez, deve ser otimizado para mobile e apelativo ao clique. Quando utilizados corretamente, destacam o website, podendo levar a uma CTR (taxa de cliques) mais elevada.

 


 

Agora, poderá estar na altura de repensar se será tempo de mudar as atuais práticas SEO. Estas técnicas podem até ser entendidas como pormenores, mas têm capacidade para fazer toda a diferença nos resultados de uma marca.

 

interessado em mais informação contactos primariu

PARTILHAR | |
 

Posts Recentes

Receba os últimos updates